Programação de Minicursos

MINICURSOS PRÉ-CONGRESSO:

23 e 24/10 – Presencial
Educação Intercultural Recíproca: Uma proposta para multiplicar
Horário:
14h às 17h
Profª Alícia Fernanda
UFF Niterói

 

24/10 – Online
Tecnologias Assistivas em Ambientes de Aprendizagem:
Inclusão, diversidade e pertencimento no trabalho com o transtorno do espectro autista
Horário:
14h às 17h
Profª Priscila Alves

Profª Vera Caminha
O link será disponibilizado na descrição do curso, abaixo.

Link de acesso para a sala do curso:

Link do Teams: https://bit.ly/4congmundialed
ID da Reunião: 219 841 031 190
Senha: 3AmxjP

 

MINICURSO PÓS-CONGRESSO:

28/10 – Presencial
Educação Intercultural Recíproca: Uma proposta para multiplicar
Horário:
9h às 13h
Profª Alícia Fernanda
Sesc Nova Friburgo

Confira abaixo mais informações dos minicursos

Hora

Palestrante

Tema

09:30

Glenda Cristina Valim de Melo / José Sena / Thais Borges

Por uma Educação de Esperança e Antirracista
No momento em que vivemos, temos visto uma circulação muito grande de discursos racistas, lgbtfóbicos e misóginos. As diferentes mídias reportam e colocam em movimento depoimentos de pessoas que sofrem os efeitos de tais discursos. Na escola, vemos um crescente das violências citadas, deixando professoras e professores sem saber como agir. Neste sentido, este minicurso pretende abordar de forma prática ações que podem contribuir para a luta antirracista nos espaços formativos. Para tal, faremos uma breve discussão sobre raça, racismo, branquitude e linguagem. Depois, proporemos a construção de atividades e práticas educacionais para uma educação que considere a esperança, a luta antirracista e suas intersecções.

Público-alvo: estudantes, profissionais da educação, professores e pesquisadores de áreas afins.

Modalidade: presencial
Local: Sesc Flamengo
Data: 26/10/2023 (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30

09:30

Jacqueline Gomes

Inclusão em Educação e Direitos Humanos
Este minicurso visa problematizar as bases teórico-epistemológicas da Educação Inclusiva à luz da Teoria Crítica dos Direitos Humanos. Neste sentido, analisaremos alguns documentos legais e políticos que dão sustentabilidade e efetivação à Educação Inclusiva como direito humano no plano concreto e, ainda, buscaremos problematizar a educação inclusiva enquanto processo político, construída a partir da luta dos movimentos sociais e das instituições, com foco para a América Latina.

Público-alvo: estudantes, profissionais da educação, professores e pesquisadores de áreas afins.

Modalidade: presencial
Local: Sesc Flamengo
Data: 26/10/2023 (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30

09:30

Raquel Souza de Oliveira / Erika Coachman

Translinguagem e Línguas em Contato
O translinguismo é um conceito que tem ganhado força nos campos de estudos da linguagem e dos letramentos, enfatizando a ideia de zonas de contato e uma orientação mais aberta e dinâmica em relação às línguas, às linguagens e a outros recursos semióticos. Para Canagarajah (2013), no campo das práticas educativas, a orientação monolíngue impõe a visão de que o ato comunicativo efetivo e bem sucedido é aquele que se sustentada por uma língua que seja comum a todos os participantes desse ato. Por sua vez, a orientação translíngue entende que o monolinguismo seja algo ilusório. Conforme Blackledge et al (2014, p. 193), embasados, por sua vez, em Canagarajah e Liyanage (2012), o que presenciamos em práticas sociais é o fato de que pessoas tidas como monolíngues transitam, de forma recorrente, em meio a uma diversidade de “códigos, registros e discursos”. As noções de língua nacional, como também de língua estrangeira, são, assim, também questionadas em uma abordagem translíngue.

Público-alvo: estudantes, profissionais da educação, professores e pesquisadores de áreas afins.

Modalidade: presencial
Local: Sesc Flamengo
Data: 26/10/2023 (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30

Parcerias

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros