- 23
- Outubro
Programação
Palestrantes
Hora
Palestrante
Programação
Gabriel Guerrer
Gabriel Guerrer é doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Estudou a física de partículas elementares e participou do experimento LHCb no acelerador de partículas do laboratório CERN. Atualmente, dedica-se à investigação de temas relacionados à Consciência, com foco na possível influência da intenção em sistemas físicos e na forma como nós percebemos e interagimos com a aleatoriedade.
10:30
Auditório
Mesa Imaginário, sonhos e presente
Investigar os desejos, medos e dúvidas que pairam na percepção coletiva e desenvolver, a partir disso, estratégias para construir ações relevantes no aqui agora.
Mediador:
Nelson Job (Brasil)
Erick Felinto (Brasil)
Gandhy Piorski (Brasil)
Lua Couto (Brasil)
Erick Felinto é pesquisador do CNPq e Professor Titular da UERJ, onde realiza pesquisas sobre cinema, cibercultura e política. Foi professor visitante na Universität der Künste Berlin, na Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires e na New York University (NYU). É autor dos livros A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura (Sulina), O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo (Paulus) e A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica (Ateliê Editorial), entre outros.
Gandhy Piorski é artista visual, pesquisador das práticas infantis. Teólogo e Mestre em Ciências Religiosas. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, analisa as narrativas infantis, seus artefatos, brinquedos e linguagens, criando exposições, realizando curadorias e propondo intervenções.
Lua Couto é uma mulher de ancestralidade afroindígena da Amazônia nascida e criada em Belém do Pará. É pesquisadora de narrativas regenerativas de futuro e fundadora do @futuropossivel, coletivo brasileiro que atua com educação para a regeneração planetária desde 2019. Lua é artista da palavra da transformação e usa essas habilidades como professora de Inovação e Sustentabilidade na ESPM São Paulo e desenhando estratégias de inovação regenerativa e impacto sócio-ambiental para as maiores marcas do Brasil. Como palestrante já esteve com sua voz e sua sensibilidade no TEDx Countdown, no World Futures Literacy Summit/Unesco, no Rock in Rio Lisboa, Creative Mornings/SP e em diversos festivais de inovação, criatividade e sustentabilidade no Brasil como Festival Path/SP, Festival SIM/SP, (Un)summit Unisinos/Porto Alegre, Rio2C/RJ, Innovation Week/Brasília, RockinRio/Lisboa, The Town/SP, Bienal de Novos Saberes Sesc/MG, Virada Sustentável/SP entre outros..
14:00
Auditório
Mesa Inteligências ancestrais e artificiais
Tecendo as relações éticas possíveis entre saberes ancestrais e as novas tecnologias, questionando a onipresença do algoritmo na vida social.
Mediador:
Nelson Job (Brasil)
Wallace Lopes (Brasil)
Ivana Bentes (Brasil)
Wallace Lopes Silva, filósofo e historiador. É professor da Escola Livre de Espaçologia. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2019), com estágio sanduiche em Ciência da literatura e Música ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Relações Étnicorracais pelo PPRER/CEFET-RJ (2014); Especialista em História e Cultura Afrodescendente pela PUC-Rio (2009). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2020) e em Geografia pela PUC-Rio, (2022-2024). Pesquisador que integra os grupos de pesquisa credenciado pelo CNPq: Poder simbólico no espaço (LABORATÓRIO / ESPAÇO-IPPUR/UFRJ). Autor, coautor e organizador dos seguintes livros com ênfase em Filosofia afro-brasileira: Sambo, logo penso (Hexis Editora e Biblioteca Nacional), Tudo é filosofia –fragmentos escritos por crianças (Hexis Editora), Assim disseram as crianças – dicionário transdisciplinar (Hexis Editora), Trauma do tronco – Holocausto negro (Editora Estudos Urbanos), Grande Rio de Janeiro Africano de Tia Ciata (Editora Multifoco) e Samba e Cidade (Editora Intermeios –FAUUSP). Integra o Corpo Editorial da Revista África e africanidades.
Ivana Bentes é Professora Titular da UFRJ, doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ desde junho de 2019. É professora e pesquisadora do Programa da Pós-graduação em Comunicação da UFRJ. Foi Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho de 2019. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil de 2015/2016. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Atua no campo da comunicação, com ênfase nas questões das tecnologias da comunicação, cultura, estéticas, cultura de redes, capitalismo cognitivo, inovação cidadã. É autora de Mídia-Multidão: Estéticas da Comunicação e Biopolíticas, entre outros.
16:00
Auditório
Encerramento + APUPÚ – onde os corpos vibram, com Natasha Felix, DJ Joss Dee e Cecilia Marcos